quarta-feira, 3 de junho de 2009

A história dos números

Esse site é muito interessante e tem curiosidades sobre a história dos números...vale a pena visitar...http://br.geocities.com/superbetorpf/evolnum.htm

Como os egípcios contavam
Com as primeiras cidades sumerias e do Egito (4000 a.C.), desenvolveram-se s praticas de troca, a agricultura e a necessidade de simboliza-las. Por volta de 1650 a.C., o egípcio Aahmesu escreveu o Papiro Ahmes, um manual de matemática contendo 90 problemas do dia-a-dia, como preço de pão, a alimentação do gado, etc. Todos resolvidos. Ele é a base para os cientistas compreenderem o sistema numeração egípcio, que se baseava em 7 símbolos para representar 7 números-chave.
A história dos números

O sistema romano
Para formar seu sistema de numeração, os romanos adotaram, no século III a.C., os símbolos numéricos correspondentes às letras do alfabeto. O número 44, por exemplo, é escrito como XLIV (corresponde a 50 – 10 + 5 – 1). Para escrever 4000 ou números maiores, os romanos usavam um traço horizontal sobre as letras. Assim não ficavam muito extensos. Um traço multiplicava o número representado abaixo dele por 1000.

isso é só um pouquinho.......




2 comentários:

  1. Oi Lúcia,
    Muito interessante a ideia do seu Blog e de colocar a historia dos numeros. Parabéns!
    Angela

    ResponderExcluir
  2. Como professor de matematica, parabenizo tambem a voce , sobre este blog. Já trabalho algum tempo com alunos em atividades de jogo de matematica, desenvolvendo raciocínio rápido, e lógica matemática, exploro constantemente o RIVED, e levo aos alunos para trabalharem.
    obrigado ...

    ResponderExcluir