segunda-feira, 18 de junho de 2012


O Blog como ferramenta Educacional
Vivemos em uma sociedade onde as informações circulam de forma rápida e dinâmica- celulares redes de relacionamentos, emails, MSN, nossos alunos estão o tempo todo conectados, trocando informações. Mas como transformar essas informações em conhecimento? Como utilizar essas Novas tecnologias a favor do aprendizado e a favor da construção da autonomia dos alunos?
Nesse momento de mudanças é fundamental a transformação dos profissionais da educação, o professor deixa de ser o detentor do saber, centro do processo de ensino/aprendizagem para ser o mediador, o facilitador da aprendizagem com o foco  aluno.
Os professores comprometidos como esse novo tempo deve dominar as novas tecnologias, para que seu uso em sala de aula não se perca somente em situações de entretenimento ou atividades sem sentido, onde a cópia é o principal recurso e textos são reproduzidos sem ao menos serem lidos/analisados.
Pensando nas nTICs o professor conta com um grande aliado- os Blogs. O blog trata-se de uma ferramenta a qual pode contribuir significativamente para que os alunos e educadores ampliem os seus conhecimentos, evidenciando a possibilidade de trocas de informações e conhecimentos, propiciando o entendimento que a comunicação é um fator essencial para que os indivíduos possam interagir de maneira a buscar a inovação de seus pensamentos e o enriquecimento de sua bagagem cultural e intelectual. (SANNA, 2011)
Os blogs são ferramentas da WEB que podem ser amplamente utilizados pelos educadores na construção do conhecimento/aprendizagem. Muitas são as possibilidades de utilização tais como- publicações de produções realizadas pelos alunos, propostas de atividades, integração entre alunos e professores, integração entre escola/comunidade. As atividades podem partir desde um blog criado pelo professor como na construção de blogs individuais e coletivos pelos alunos. O blog por sua facilidade de acesso/construção é uma ferramenta democrática possibilitando a participação de todos, provendo o diálogo e criando grupos com interesses comuns, fortalecendo a autonomia do aluno e a corresponsabilidade pela construção do conhecimento, onde todos podem contribuir de forma significativa criando o sentimento de pertencimento, melhorando a autoestima dos educando.
Maria Lúcia Beltrami Faxina
Campinas, 18 de junho de 2012 Curso: Planejamento, Implementação e Gestão da EAD
Bibliografia
Boeira, A. F. (s.d.). Fonte: Blogs na Educação: Blogando algumas possibilidades pedagógicas: http://tecnologiasnaeducacao.pro.br/revista/a1n1/art10.pdf
SANNA, T. C. (15 de maio de 2011). anated-associação nacional dos tutores a distância. Fonte: O USO DE BLOG COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL DE COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO: http://www.anated.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=304:o-uso-de-blog-como-ferramenta-educacional-de-comunicacao-e-interacao&catid=53:artigos&Itemid=192

Nenhum comentário:

Postar um comentário